
O município de Vera Cruz teve um projeto selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o Mapa Nacional de Experiências em Educação Integral. A proposta que tem como tema “Quadrilhas Juninas e Fanfarras Escolares: A Tradição que Movimenta a Escola” foi reconhecida como uma experiência inspiradora por unir práticas pedagógicas com cultura, música e identidade local. Segundo informações do site Ilha Notícias, a proposta se destacou entre 734 iniciativas de todo o país. O projeto será incluído oficialmente no Mapa Nacional e poderá ser apresentado na Mostra Nacional de Educação Integral, marcada para acontecer em outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A cidade conta com cinco fanfarras e sete quadrilhas juninas formadas por estudantes da rede municipal de ensino. As atividades são desenvolvidas nas escolas João José de Macedo e Luís Eduardo Magalhães, como parte da política de Educação Integral adotada pelo município.
O reconhecimento, de acordo com o MEC, valoriza experiências que dialogam com o território e promovem a formação cidadã por meio da valorização das tradições locais.







