
Mais uma boa notícia para quem produz mandioca na roça. O setor agropecuário do município de Muniz Ferreira está em alta após a chegada de 2 mil mudas de mandioca para a produção do tradicional aipim que chega à mesa dos baianos e baianas. Para entender por que a produtividade do homem e da mulher do campo está em alta, é preciso lembrar que, desde os séculos XIX e XX, a produção de banana, mandioca, farinha, entre outras atividades agrícolas, abastecia cidades como São Felipe, Dom Macedo Costa, Cocão (distrito de Santo Antônio de Jesus), e outras localidades vizinhas. Essa tradição agrícola, passada de geração em geração, continua sendo base da economia local e, com investimentos da gestão Gileno e Vavá, vem ganhando novo impulso.
Acompanhado pelo secretário de Agricultura, Edgar Carlos, pela secretária da Educação, Aliane Araújo, pelo secretário de Infraestrutura, Rogério, e demais funcionários, o prefeito Gileno Pereira entregou, na quarta-feira (13), nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais algumas mudas de mandioca e de aipim. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com o Governo do Estado, através da Bahiater e da Biofábrica da Bahia.
As mudas entregues fazem parte do Programa de Gestão Avança Muniz, que compreende uma série de ações, programas e projetos desenvolvidos pela gestão municipal, por meio da SEAGRI. Os agricultores verão sua produção sendo fortalecida com a distribuição de mudas de aipim da variedade BRS 399 e de mandioca, as quais irão elevar a produção e a produtividade da lavoura dos produtores rurais, promovendo o aquecimento da economia e o fortalecimento da agricultura familiar.
Texto: Kaylan Anibal







