Região

Cavalgada em Muniz Ferreira leva apaixonados por cavalos a celebrar rica cultura de cavalgar ao lado da imagem de São Jorge

Na “capital das cavalgadas”, uma rica cultura histórica e popular de cavalgar ao lado da imagem de São Jorge já dura 15 anos, após a professora Nanau realizar, neste domingo (21), a 15ª edição da Cavalgada de São Jorge. Grupos de montaria, com suas camisas personalizadas, se concentraram em frente à casa da organizadora Nanau e desfilaram até a frente da Igreja Matriz para pedir proteção ao glorioso São Jorge.

Após a bênção, os cavaleiros percorreram em volta da Praça 30 de Julho, passaram pela Orla e seguiram até a Praça do Cocão, distrito de Santo Antônio de Jesus. No retorno, a festa contará com shows da dupla Rogério e Marcelo e de William Silva.

A presença da Prefeitura Municipal reafirma o compromisso da gestão Gileno e Vavá em apoiar e preservar as tradições culturais do povo munizferreirense. Uma viatura da Polícia Militar foi enviada como batedor, além de uma equipe de saúde com ambulância, que foi cedida à organização da cavalgada para garantir o serviço de saúde aos amantes de cavalo.

O locutor Índio Vaqueiro ressaltou a importância de cuidar do animal e evitar maus-tratos. “Não maltrate o animal, o animal te leva e te traz para casa. Vamos todos cavalgar, mas sabendo que o animal tem uma vida.”

O evento presta homenagem ao glorioso São Jorge. Ele é visto como um cavaleiro e como um santo guerreiro, ligado à superação. Na crença católica, São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. A tradicional Cavalgada de São Jorge é a única que mantém acesa a chama das cavalgadas no ano em Muniz Ferreira, com intuito filantrópico religioso.

Já se passaram grandes gerações de cavalgadas pela cidade, como a Fivela de Prata, Feminina, Ecológica e Cotichi. O evento é uma parceria da Igreja Matriz com a Rádio Muniz FM e a Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira.

Texto: Kaylan Anibal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo