DestaqueMundo

Trump assina medida para reduzir tarifas sobre carne, tomate, café e banana em tentativa de frear inflação nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz tarifas sobre a importação de carne bovina, tomate, café e banana. A medida busca conter a inflação dos alimentos no país, agravada pelo chamado “tarifaço” imposto anteriormente pelo próprio governo norte-americano.

A flexibilização vinha sendo negociada há semanas entre Brasil e Estados Unidos e ganhou impulso após o encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado em outubro, na Malásia. A alta no preço da carne e do café nos EUA é apontada como um dos fatores que motivaram a revisão das tarifas.Ao anunciar a decisão, a Casa Branca divulgou a lista de produtos contemplados pela isenção parcial, incluindo itens entre os mais exportados pelo Brasil ao mercado americano. A redução já está valendo para mercadorias importadas e retiradas em armazéns desde quinta-feira (13).

Ainda não há informação oficial sobre o percentual de corte tarifário aplicado. A estimativa deverá ser detalhada em atualizações posteriores do governo americano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo