Bolsonaro pede reação urgente dos Poderes a tarifa de Trump e cita “normalidade institucional”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou nesta quinta-feira (10) sobre a decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente Donald Trump. Em sua primeira manifestação sobre o tema, Bolsonaro evitou críticas a Trump e responsabilizou o atual governo pelas consequências diplomáticas da medida.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro afirmou: “O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.”
Segundo o presidente americano, o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) compromete a estabilidade democrática e fere direitos fundamentais, o que motivaria a retaliação econômica.
Bolsonaro reiterou sua “admiração e respeito pelo governo dos Estados Unidos” e afirmou que a imposição das tarifas “jamais teria acontecido sob o meu governo”. De acordo com ele, a decisão reflete o afastamento do Brasil de “compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre.”
Na mesma publicação, o ex-presidente adotou o mesmo discurso de Trump, classificando os processos judiciais contra ele como uma “caça às bruxas”, e ampliou a crítica: “O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política.”
Por fim, Bolsonaro cobrou que os Três Poderes adotem “com urgência medidas que restabeleçam a normalidade institucional.”
Segundo avaliação de bastidores publicada pela imprensa, aliados do ex-presidente admitem que a tarifa imposta por Trump representa um desgaste político para o bolsonarismo. A estratégia do grupo tem sido tentar descolar Bolsonaro das consequências econômicas da medida, ao mesmo tempo em que culpam o governo Lula pela deterioração das relações diplomáticas com os Estados Unidos.






