DestaqueEsportes

Bahia empata com América de Cali na Fonte Nova e decisão da Sul-Americana fica para a Colômbia

O Bahia não conseguiu furar a retranca do América de Cali e ficou no empate sem gols na noite desta terça-feira (14), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida, válida pela ida dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana, manteve o padrão dos últimos jogos do time colombiano, que não conhece outro resultado além do empate desde abril.

Apesar do domínio absoluto em posse de bola — chegando a 82% no primeiro tempo — e uma dezena de finalizações, o Tricolor baiano esbarrou na forte marcação do América de Cali e em uma atuação segura do goleiro Soto. A equipe visitante praticamente abdicou do ataque, se concentrando em impedir qualquer avanço do Esquadrão. Logo aos três minutos, o VAR chamou o árbitro Andrés Matonte para revisar possível pênalti a favor do Bahia após a bola bater no braço de Castillo. Após análise, o lance foi interpretado como toque involuntário, e a arbitragem apenas concedeu escanteio.

Durante o primeiro tempo, o Bahia tentou com Nestor e Cauly, mas as jogadas não se converteram em gols. Do outro lado, os colombianos pouco se aventuraram no campo de ataque, mantendo o jogo travado no meio-campo. Castillo, o mais ativo do América, saiu machucado ainda na etapa inicial após entrada forte em Pulga, e o time visitante perdeu sua principal peça de ligação.

O segundo tempo manteve o mesmo ritmo, com o Bahia pressionando e o América se defendendo. Aos 45 minutos, o VAR entrou em ação mais uma vez, desta vez para revisar uma cotovelada de Everton Ribeiro. O camisa 10 do Tricolor foi expulso. Pouco depois, em lance forte sobre Tiago, o colombiano José Cavadia também recebeu vermelho direto, deixando ambos os times com dez em campo. Apesar da superioridade numérica em estatísticas — como os 10 chutes a gol contra apenas 1 do adversário — o Bahia não conseguiu tirar o zero do placar.

A decisão da vaga nas oitavas de final da Sul-Americana será na próxima terça-feira (22), no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali. Quem avançar enfrentará o Fluminense, recém-eliminado do Mundial de Clubes pelo Chelsea.

Ficha Técnica

Bahia 0 x 0 América de Cali
Ida dos playoffs das oitavas de final – Copa Sul-Americana
Local: Arena Fonte Nova – Salvador (BA)
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)

Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Rodrigo Nestor (Kayky), Michel Araujo e Cauly (Ademir); Erick Pulga (Tiago) e Lucho Rodríguez (Everton Ribeiro). Técnico: Rogério Ceni.

América de Cali: Jorge Soto; Mateo Castillo (Bocanegra), Cristian Tovar, Jean Pestaña e Marcos Mina; Josen Escobar, Kener González (José Cavadia), Sebastián Navarro (Luis Paz); Cristian Barrios (Dylan Borrero), Joel Romero e Luis Ramos (Rodrigo Holgadi). Técnico: Jorge da Silva.

Cartões amarelos: Castillo, Navarro, Soto, Mina (América de Cali); Gabriel Xavier (Bahia)
Cartões vermelhos: Everton Ribeiro (Bahia); José Cavadia (América de Cali)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo