
O Banco Central (BC) anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para aumentar a segurança do sistema Pix. O recurso permitirá que o usuário bloqueie a criação de novas chaves em seu nome, evitando cadastros indevidos e golpes envolvendo o uso não autorizado de dados pessoais.
A medida faz parte das ações do BC para reforçar a proteção contra fraudes no sistema de pagamentos instantâneos. O novo serviço funcionará de forma semelhante ao mecanismo que permite recusar a abertura de contas correntes, poupanças ou de pagamento em nome do cidadão.O acesso à ferramenta será feito por meio do Registrato, plataforma onde o usuário pode consultar informações financeiras, como contas ativas, empréstimos, chaves Pix, cheques sem fundos e operações cambiais. A restrição poderá ser ativada ou desativada conforme a necessidade de cada pessoa.
Desde outubro, o Banco Central vem intensificando o combate a irregularidades no Pix. Mais de 245 milhões de chaves já foram removidas por inconsistências, erros ou a pedido de clientes. As instituições financeiras também disponibilizaram um botão para contestar transações suspeitas de forma rápida e segura.







