
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (3), em Salvador, os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O evento ocorreu na Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e marcou a chegada das composições que integrarão o novo sistema de transporte da capital.
“Apresentar a Salvador e a Bahia e ao Brasil e ao mundo. Ficou um case de sucesso, desde o processo de destravamento da compra até os prazos de modernização dos trens, até os testes que vão acontecer. Essa obra é de mobilidade, mas ela carrega investimentos muito intensos, desde a parte de macrodrenagem”, afirmou o governador. A composição exibida saiu da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), no início da semana, após passar por restabelecimento técnico-operacional. O trem é formado por sete módulos distribuídos em três seções.
Investimento e estrutura
O projeto do VLT de Salvador tem investimento previsto de R$ 5,4 bilhões. O sistema contará com 42 paradas, divididas em três trechos: Trecho 1: Calçada – Ilha de São João
Trecho 2: Paripe – Águas Claras
Trecho 3: Águas Claras – Piatã
Considerado uma das principais obras de mobilidade em andamento na capital, o VLT deve substituir gradualmente o trem suburbano, ampliando a integração com outros modais e oferecendo maior capacidade de deslocamento para os passageiros.
Com a chegada das primeiras composições, o governo inicia agora a fase de testes, etapa fundamental antes do início da operação plena do sistem






