BrasilDestaquePolítica

Bolsonaro acompanha julgamento do golpe no STF; ‘faz questão de enfrentar a acusação absurda’, diz advogado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25) para o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado, em meio à crise política pós-eleição de 2022. Bolsonaro chegou à Corte por volta das 9h25, acompanhado de seu advogado, Paulo Cunha Bueno, que afirmou que o ex-presidente quer enfrentar as acusações “injustas e absurdas” feitas pela Procuradoria Geral da República.

O julgamento, que ocorre na 1ª Turma do STF, será presidido pelo ministro Cristiano Zanin, com participação de Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Eles decidirão se aceitam a denúncia contra Bolsonaro e outros acusados de tentativa de golpe, organização criminosa e deterioração de patrimônio tombado. Se a denúncia for aceita, Bolsonaro se tornará o primeiro ex-presidente réu por esses crimes.

O ex-presidente e seus aliados tentaram afastar os ministros Moraes, Dino e Zanin do caso, alegando imparcialidade. Contudo, o plenário virtual do STF manteve os três ministros no julgamento, com maioria dos votos favoráveis à sua permanência.

Se a denúncia for rejeitada, a acusação será arquivada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo