DestaqueRegião

Unidade de Beneficiamento e Processamento de Frutas é inaugurada no distrito da Sodoma, em Muniz Ferreira

“Explorar o potencial do território, as pessoas produzem banana-da-terra, o que é que dá pra fazer? Dá pra fazer banana chips. Produzem outras frutas, dá pra fazer suco, polpa, geleia, doce. Vamos fazer isso, porque isso agrega valor, e o próprio município pode comprar, pode comprar das mãos dos produtores para fortalecer a alimentação escolar”, destacou Wenceslau Júnior, superintendente estadual de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), sobre a Unidade de Beneficiamento e Processamento de Frutas Donatino da Paz, inaugurada pela Prefeitura de Muniz Ferreira na tarde desta quarta-feira (22).

“Vejam que o espaço é gratuito, vejam que ninguém vai pagar água, ninguém vai pagar energia elétrica. Tudo isso é a prefeitura, mas a gente quer que vocês produzam, que se orgulhem daquilo que estão fazendo”, disse o prefeito Gileno Pereira durante a entrega do equipamento.

A agroindústria ganhou três salas, com um investimento de R$ 44 mil em equipamentos, com o apoio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL) e da Federação de Boxe do Estado da Bahia (FBEB).

Despolpadeira, espaço de higienização, prensa, liquidificador industrial, utensílios, panelas industriais, balança, freezer, duas pias, forno duplo e fogão industrial são os itens que vão ajudar, inicialmente, 20 famílias, conforme informou o secretário da Agricultura Edgar.

Vinte e cinco barracas também foram entregues aos feirantes locais, oportunizando um espaço mais adequado para a comercialização dos produtos.

Ao longo da fabricação dos derivados das frutas, a tendência é que a roça plante mais e colha mais, ajudando o homem e a mulher do campo a produzir e escoar para a unidade de beneficiamento, que melhora a qualidade, aparência e vida útil do produto após a colheita — ou o submete a um processo de processamento, quando a fruta se transforma em derivados.

Segundo Antônio Carlos, da FBEB, as 20 famílias se cadastraram, cederam seus dados e se comprometeram a iniciar essa jornada. Ele afirmou que o propósito da agroindústria é engrandecer a comunidade por meio de um trabalho pensado para gerar oportunidades e fortalecer a inclusão social. “É um projeto que vem para engrandecer a comunidade, o município e, principalmente, para engrandecer vocês.”

Participaram também da entrega o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos (Tony); Dona Nilza, secretária municipal de Cultura de Castro Alves; Hélio Falheiro, secretário municipal de Agricultura de Nazaré; Crislane, representante do grupo produtivo da Unidade de Beneficiamento de Frutas de Sodoma; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jota; Rejane, filha do homenageado senhor Donatino da Paz; e representantes da ADAB, Proterra, CrediBahia e Consórcio do Território do Recôncavo.

Texto: ASCOM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo