
O governo da Bahia prorrogou até o dia 25 de fevereiro o prazo para pagamento do IPVA 2026 com desconto de 15%. A decisão, anunciada nesta terça-feira (10) pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), ocorreu após sobrecarga registrada no sistema de pagamentos na data inicialmente prevista para encerramento do benefício.
O abatimento é concedido exclusivamente para pagamento em cota única e aplicado de forma automática no momento da quitação. As demais datas do calendário do IPVA 2026 permanecem inalteradas.O pagamento pode ser realizado por meio da plataforma do Governo do Estado ou pelos canais de atendimento do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante a informação do número do Renavam.
Regularização exige licenciamento completo
A Sefaz-BA e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reforçam que a regularização total do veículo depende do pagamento do licenciamento integrado, que reúne IPVA, taxa de licenciamento anual e eventuais multas pendentes.
Após a quitação de todos os débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) deve ser emitido em formato digital. Outras opções de pagamento
Quem não optar pelo desconto de 15% até 25 de fevereiro poderá:
- Pagar o valor integral com 8% de desconto até o vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário oficial;
- Parcelar o imposto em até cinco vezes, sem desconto, desde que o valor devido seja igual ou superior a R$ 120.
Débitos anteriores a 2026 só poderão ser parcelados se forem quitados conjuntamente com o exercício atual.







