
Capacitação do Programa Rouanet Nordeste orienta elaboração, inscrição e prestação de contas de projetos culturais
Com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos da Lei Rouanet e qualificar agentes culturais, Salvador recebeu a secretária de Educação de Muniz Ferreira, Aliane Araújo, acompanhada pelo diretor de Cultura, Ju Gavaze, pelos colaboradores Werles Pajero e Caíque Caial, para participar de uma capacitação sobre elaboração, inscrição e prestação de contas de projetos culturais pela Lei Rouanet. A capacitação ocorreu na última segunda-feira (11), no Centro Cultural SESI Casa Branca.
A ação foi promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) como parte do Programa Rouanet Nordeste. Segundo informações do portal da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a iniciativa conta com investimento de R$ 40 milhões e tem como foco a democratização do acesso aos recursos da Lei Rouanet nos estados nordestinos, no Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Segundo a FIEB, a oficina presencial foi voltada para capacitar agentes culturais, produtores e gestores sobre todas as etapas necessárias para desenvolver um projeto cultural, desde a elaboração e inscrição até a execução e prestação de contas, com acompanhamento técnico do MinC e do SESI.
De acordo com o SESI Cultura Bahia, é fundamental que os fazedores de cultura conheçam e dominem os instrumentos de fomento disponíveis. A oficina do Rouanet Nordeste oferece um conteúdo acessível e prático, capaz de abrir novas possibilidades de financiamento e realização de projetos.
Texto: Kaylan Anibal







