Cultura

Wagner Moura faz história e se torna o primeiro latino a vencer como Melhor Ator pela no NYCC

O ator Wagner Moura recebeu, nesta terça-feira (2), o prêmio de Melhor Ator do New York Film Critics Circle Awards (NYFCC) por sua atuação em O Agente Secreto. A conquista, celebrada em Nova York pelo mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos, marca a primeira vez que um artista da América Latina vence a categoria.

A produção brasileira também se destacou ao ganhar o prêmio de Melhor Filme Internacional, ampliando para 26 o número de reconhecimentos obtidos pelo longa. O diretor Kleber Mendonça Filho, responsável pela obra, já havia sido premiado pelo NYFCC em 2020, quando Bacurau venceu na mesma categoria. Considerado um dos destaques da temporada de cinema em 2025, O Agente Secreto é atualmente o principal candidato do Brasil ao Oscar. O longa está pré-indicado ao Critics Choice Awards, concorrendo nas categorias de Elenco e Figurino, cuja lista final será revelada na sexta-feira (5).

A obra segue em circuito internacional. Nos próximos dias, será exibida em São Francisco e Boston, e deve chegar a outras cidades dos Estados Unidos, como Chicago e Atlanta, a partir de 19 de dezembro. Na Europa, a estreia na França ocorre em 17 de dezembro, após passar por Portugal e Alemanha, onde já atraiu mais de 40 mil espectadores.

Coprodução da brasileira CinemaScópio com parceiros da França, Alemanha e Holanda, O Agente Secreto acompanha a trajetória de Marcelo, professor de tecnologia que retorna ao Recife durante a Ditadura Militar e se depara com uma cidade bem diferente da que buscava como refúgio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo